Avançar para o conteúdo principal

PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19 NAS ESCOLAS

 


COVID-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo novo coronavírus, também chamado de: SARS-COV-2.

Origem de COVID-19
Coronavírus foi descoberto na china, no fim do ano de 2019, numa primeira fase este vírus foi detectado em pacientes com problemas respiratórios de origem desconhecida.

Sintomas de COVID-19
COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e pode recuperar sem a necessidade de hospitalização.

Os sintomas mais comuns já reportados são:
Febre, tosse seca, cansaço, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, dificuldade repiratória ou falta de ar e pressão ou dor no peito.

Vídeo explicativo sobre Covid-19


Prevenção e controle da COVID-19 nas escolas

Esta doença quando comparada a outras, ela não é fácil de controlar e prevenir, uma vez que ela se propaga pelo ar e pelos objectos. 
Abaixo vem medidas de prevenção apropriadas para escolas, devido a problemas económicos que o nosso país está passar, algumas medidas não seguidas conforme a MISAU recomenda.

A prevenção da COVID-19, começa muito antes dos alunos chegarem na escola, digo isto porque os alunos devem sair de casa já preparados e munidos de material de proteção.

Entrada da escola:
  • Ao entrar na escola, os alunos devem ser medidos a temperatura, e na bicha de medição de temperatura deve haver distanciamento social;
  • Ao passar da medição da temperatura, o aluno deve ser desinfectado ou higienizado, depois derige-se a sua sala.
Dentro da sala de aula:

É verdade que os alunos entram na sala depois de terem passado do teste de temperatura e da higienização, mas todo cuidado é pouco, sendo necessário haver distanciamento social dentro da sala.


Distanciamento na sala



Orientações para os alunos e professores:
Usar máscara;
Não partilhar objectos;
Não partilhar lanche;
Desinfectar sempre as mãos;









Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

CAUSAS DA DESISTÊNCIA DA RAPARIGA NA ESCOLA

 CAUSAS DA DESISTÊNCIA DA RAPARIGA NA ESCOLA Nas escolas moçambicanas tem se registado alto índice de desistência da rapariga. Face a este problema professores precisam redobrar os esforços para conseguirem diminuir o alto índice que tem se registado em Moçambique Causas da desistência da rapariga As causas da desistência da rapariga são várias, destacando-se: + Casamentos prematuros; + Gravidez precoce; + Nível de escolaridade por parte dos pais e encarregados de educação; + Problemas financeiros; + Estrutura familiar; + Insegurança dos encarregados em relação aos professores; Problemas financeiros Essas são as principais causas da desistência da rapariga. Como podemos diminuir alto índice da desistência da rapariga? Para diminuir alto da desistência, é preciso que haja colaboração de duas partes, os professores e pais e encarregados de educação. Pelo visto, os professores estão a trabalhar sozinhos, é possível um encarregado aceitar que a rapariga falte na escola indo para machamba.

WEBQUEST SOBRE COVID-19

Menu especial Introdução Tarefas Processo Avaliação Conclusão COVID-19 WebQuest feito para alunos da 6a e 7a Classes. Este WebQuest foi desenvolvido por Alfredo Paulo Sitoe estudante da Universidade Eduardo Mondlane para o módulo de TICs na Educação. Contacto:  Telefone: +258852004753 E-mail: alfredopaulositoe@gmail.com Introdução Coronavírus é uma doença respiratória causada pelo vírus chamado SARS-COV-2. Este vírus foi reportado pela primeira vez na China, na Cidade de Huwan.  Estima-se que coronavírus já matou cerca de 4.55 Milhões de indivíduos desde Dezembro de 2019, estes são dados mundiais. Sabe me dizer como ocorre a transmissão desse vírus? Quais são os processos de proteção contra este vírus? Qual é o período de encubação desta doença? Para responder a essas perguntas comece por assistir esses vídeos: Origem e Sintomas de Coronavírus Fica o primeiro vídeo Cuidados para crianças Sintomas mais comuns entre